Classifique

Desde a entrada das mulheres no mercado de trabalho o mundo nunca mais foi o mesmo. Se por um lado elas sacrificaram a postura de mulheres delicadas, indefesas, por outro elas se tornaram um diferencial em sensibilidade e tato para muitas coisas. No mercado imobiliário nem se fala. Ainda recente, mas expressiva, a atuação delas dá até música (com uma mudança no tempo, é claro)…

Já tenho mulheres de todas as cores, de várias idades, de muitos amores.

Em 2013 já eram 32,7% dos 280 mil corretores no país, e com isso o mercado ganhou mais cor e sentimentos. Atitudes movidas pelo coração abrilhataram a desafiadora “arte de vendas”, ou melhor, arte de intermediar vendas. Se contarmos nos dedos precisamos das mãos e dos pés para pontuar as atitudes delas, que garantem o sucesso nas vendas e fazem toda a diferença no processo de atendimento ao cliente. Mas vamos tentar pontuar as cinco melhores, se é que assim posso julgá-las.

1- Olho clínico para conhecer o imóvel

Enquanto os homens entram na sala e correm os olhos pelo corredor, julgando já conhecer o apartamento, elas entram em cada cômodo e observam os mínimos detalhes dos quartos de casal e solteiro. As corretoras de imóvel dão ouvidos ao que o coração sente quando entra no imóvel e visualizam o perfil de família ideal para aquele lugar. Elas têm o poder de imaginar como pode ser decorado e preparam o imóvel para ser sonhado junto ao cliente.

2- Carisma na hora de receber o cliente

O jeito meigo e imponente de se apresentar para seus clientes e o equilíbrio da combinação: delicadeza e conhecimento, garantem a elas o que nós homens conseguimos só depois de algumas tentativas: conquistar o cliente. Quem não quer ser atendido com atenção e ser recebido com um belo sorriso e um olhar de esperança? Essa paciência e tranquilidade para dar um jeito a tudo é tão bem aceito pelo mercado imobiliário que não é atoa que na última década o número de corretoras aumentou 144%.

3- Sensibilidade para entender o que o cliente precisa

Muitas vezes um corretor é um psicólogo ou um “ombro amigo” para um desabafo. E se esse ombro for feminino então, o momento é muito mais confortável e certeiro. As mulheres têm uma capacidade de perceber que você não está bem – que me impressiona. E quando o problema é assunto do coração elas são capazes de abrir mão do tempo, que é dinheiro, para dar o conselho mais sensato que você poderia ouvir. E mais, com esse “momento desabafo” ela ainda consegue entender qual o tipo de imóvel ideal para curar aquela “dor de cutuvelo” tão bem compreendida.

4- Controle do processo de compra

Certa vez li duas características da mulher corretora de imóveis que a favorece muito no mercado imobiliário: serena e perseverante. Só elas conseguem equilibrar características tão opostas e, por isso, mostram porque conquistaram o mercado de trabalho de maneira avassaladora. E não é atoa que elas conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo, com tanto controle, conseguindo ainda otimizar o tempo. Por esse motivo, todo o dia é Dia das Mulheres.

5- A beleza que é a marca do bom atendimento

Elas têm cada vez mais o respeito de seus colegas e clientes, mas continuam tendo algo que eles não têm. Você já ouviu falar que a beleza é a alma do negócio? É na alma que temos os nossos sentimentos e é nela que admiramos o trabalho das mulheres na corretagem. Elogiamos a postura madura e simples que elas têm para entender que não é de um imóvel qualquer que uma família precisa; nos encantamos com a preocupação em saber se o casal está pronto para começar a vida a dois em um imóvel perfeito, mas quase impossível de ser pago; e reconhecemos que são guerreiras de conseguirem sempre estar tão arrumadas, perfumadas e dispostas em nos acompanhar em cima de um salto alto.

Parabéns, mulheres do mercado imobiliário, vocês fazem toda a diferença!