Corretor autônomo: Como organizar as finanças e ter sucesso nas vendas
5 (100%) 3 votos

O assunto: “organizar as finanças” é sempre uma sombra na caminhada dos corretores de imóveis autônomos. Na verdade, para todos os profissionais empreendedores individuais, esse é um desafio que requer conhecimento e controle para manter uma vida financeira estável.

Conversando com três corretores autônomos percebi claramente a necessidade de adotarem algumas estratégias, que vão ser muito úteis para você, que se tornou ou pretende se tornar um corretor autônomo.

Disciplina é o 1º passo para o corretor autônomo organizar as finanças

Existe uma estratégia muito bacana adotada por um dos corretores que é separar 10% do que ganha, todo mês, para uma poupança, que deve ser usada no futuro ou em algo que é importante para você, como por exemplo uma bela viagem nas férias. É algo que exige muita disciplina, uma vez que seria um dinheiro usado para lazer ou coisas supérfluas.

Ter um fundo de reserva com o que sobrar é o indispensável. Nesse caso não será uma poupança para os próximos meses ou anos, mas para quitar as contas de meses em que as vendas estão em baixa. Isso pode ser mais perto do que imagina, por isso, comece a separar neste mês.

Essa margem de segurança pode até limitar você nas compras, mas vai garantir que você tenha noites de sono tranquilas (risos). Sempre compartilho o caso de um corretor que vendeu uma fazenda no interior de Minas Gerais, recebeu uma comissão de R$ 70 mil e tirou férias de quase 4 meses. Depois desses meses retornou à imobiliária individado e desesperado por dinheiro.

Planejamento promove a vida financeira do corretor autônomo

Essa é a palavra chave. Daqui a alguns anos você vai se aposentar e então, poderá acionar a contribuição no INSS. Existem duas opções para você:

  1. Aposentar por tempo de serviço ou idade. Para isso você deverá pagar 20% do seu salário, todo mês. Ao completar 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres) de trabalho, poderá se aposentar. Com essa opção quem completa 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres) e ainda fez 180 contribuições ao INSS, também poderá se aposentar;
  2. Aposentar pela idade. Nessa opção você contribui com 11% do salário mínimo. Ao completar 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres) e ter feito 180 contribuições, pode acionar a aposentadoria.

Para o presente planeje muito bem as tão merecidas férias. Escolha períodos de baixa temporada e divida ela ao longo do ano para que você não fique muito tempo sem realizar uma venda. Lembre-se de usar com moderação a poupança para que outras viagens e sonhos sejam realizados. 

Investimento em marketing digital alavanca as finanças

Segundo pesquisa realizada recentemente, para 60% dos profissionais autônomos entrevistados, ter um site profissional é ter um ótimo meio de se divulgar e atrair o público online.

Outra pesquisa realizada nos EUA revela que, para 75% dos profissionais, a razão principal de ter um site é conseguir ganhar mais clientes, por meio de dicas, notícias e um conteúdo que os promova na área. E melhor ainda é ter um site que tem integração com portais imobiliários e oferecer uma carteira de imóveis disponíveis para busca.

Desenvolvemos o seu site com um sistema de busca de imóveis prático e completo.

Divulgar os imóveis nas redes sociais tem sido a estratégia de muitos corretores autônomos, lado a lado com as redes e imobiliárias que têm suas fan pages personalizadas com buscadores de imóveis e sempre lançam um conteúdo de “bônus” para seus clientes com posts sobre decoração, jardinagem etc.

Leia mais sobre: dois motivos para você criar uma fan page, clique aqui.

Investir em e-mail marketing é garantia de retorno, quando ele é bem feito. Você sabia que 92% dos usuários da internet têm pelo menos 1 conta de e-mail? E ainda, que 72% deles conferem a Caixa de Entrada no mínimo 6 vezes ao dia?

Pois é, existe uma grande diferença entre enviar um e-mail, com fotos terríveis e informações desconexas, e enviar um e-mail com imagens e textos bem produzidos e diagramados. Ofereça informações dispostas em infográficos, planilhas e fotos de qualidade que mostram como é o imóvel, que pode ser o dos sonhos de seu cliente.

Modernidade coloca o corretor autônomo na frente e o bolso agradece

Mobile Marketing. Você já ouviu falar? Só para você entender a importância desse tipo de marketing:

  • A tecnologia mobile vem crescendo mais rápido que a internet cresceu nos anos 1990;
  • 50% de todas as buscas locais são feitas por meio de dispositivos móveis;
  • 15% das vendas de varejo online, em 2013, foram feitas por meio de dispositivos móveis.

Essa é a realidade de uma sociedade em que a modernidade é constantemente atualizada por tecnologia e comportamentos cada vez mais voltados para o conforto e pessoalidade. Pesquisa recente revela que 46% dos usuários móveis dizem que provavelmente não retornarão em sites que tiveram problemas para acessar pelos celulares.

Já não há espaço para amadorismo, nem para sites “meia boca”. O seu público quer qualidade de conteúdo e imagem. Para isso, você precisa ter um site versão mobile, em que a rapidez no carregamento e o ajuste à tela do dispositivo garantem a satisfação de seus clientes.

Principalmente para a busca de imóveis no site, é importante oferecer uma experiência satisfatória para o usuário móvel, que está buscando pelo imóvel dos sonhos.

Desenvolvemos o seu site em versão mobile. Conheça nossa solução para você!

Aproveite enquanto somente 35% das empresas tenham entendido essa sacada e criaram seus sites mobile, para ficar na frente e ter mais um diferencial competitivo. Mas não espere, pois a busca de imóveis será cada vez mais móvel de 23,5% (neste ano) para 66,2% (em 2018).

Leia também: 5 aplicativos ideais para o celular smartphone de todo corretor de imóveis.

Você já leu que para organizar as finanças e ter sucesso nas vendas é necessário:

  1. Ter disciplina para construir uma poupança e um fundo de reserva;
  2. Planejar sua aposentadoria e férias de modo que tenha também qualidade de vida;
  3. Investir em marketing digital para promover suas vendas online e atrair seu público nas redes sociais;
  4. Modernizar sua atuação e maneira de trabalho para ter sempre um diferencial competitivo no mercado imobiliário.

Relacionamento é a alma do negócio autônomo

Se você não investir tempo no relacionamento com o seu cliente, poderá perder oportunidades espetaculares de venda, captação e indicação. No fim das contas você não vende um imóvel, mas uma informação. Sendo assim, o diálogo é de extrema importância para essa informação não ter ruídos.

Casos famosos de vendas perdidas porque o corretor não respondeu o e-mail do cliente, ou porque disse que não atendia aos finais de semana, são bons exemplos de como se perder dinheiro facilmente.

Para venda (hoje) imediata, somente 10% dos clientes estão prontos para comprarem um imóvel agora. Ao preparar um material de e-mail marketing e manter contato com seu cliente por mensanges e ligações, você prepara o seu cliente para a compra no momento certo.

Leia também sobre: Atitudes comuns na hora do cliente comprar um imóvel.

Já cogitou a possibilidade de fazer um coquetel para a apresentação de um lançamento? Então saiba que comida e informação reunidos, em um lugar só, é uma ótima estratégia para conquistar o seu cliente.

Invista também em proporcionar experiências do cliente com o imóvel, mesmo que longe dele. Faça vídeos dos ambientes do imóvel, crie galerias de fotos de qualidade e explore os pontos positivos desse imóvel, como, por exemplo, mostrar como a localização é tranquila – mostre no vídeo o barulho do grilo cantando.

Enfim, caro leitor, são inúmeras as ideias que surgem quando você pensa mais no relacionamento com o cliente do que na venda:

  • Crie um grupo no WhatsApp com os clientes em negociação para oferecer novidades e compartilhar informações sobre os imóveis. Faça outro grupo para aqueles que ainda estão indecisos (etc);
  •  Adicione os clientes no Facebook e divulgue sua Fan page para eles curtirem. Faça sorteios para aqueles que indicarem compradores, por exemplo;
  • Ofereça um brinde na hora da entrega das chaves. Existem inúmeros souvenirs que você pode personalizar com seu logo e slogan;
  • Envie dicas e textos de assuntos ligados à casa: jardinagem, decoração, sustentabilidade. Mostre ao cliente que ele nunca deixará de ser bem assessorado por você!