Conheça mais sobre o CRECI e sua importância

Blog page
Banner-blog-Fantastiko___002
Classifique

Entenda o que é o CRECI e qual o seu papel no mercado imobiliário

O mercado imobiliário atualmente é um segmento que se desenvolve consideravelmente. Assim, o papel do CRECI torna-se ainda mais importante e com a tendência é de aumentar ainda mais.

Mas afinal, você sabe o que significa e qual é a sua responsabilidade? O CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis – é um órgão fiscalizador da profissão. Foi criado pela necessidade de organizar a categoria e impedir o mau exercício da atividade profissional.

 

creci

 

Juridicamente, o Conselho é uma organização criada pelo Estado, mas que tem de certa autonomia para dirigir funções ou serviços de interesse coletivo, mais especificamente, de pessoas que desempenham atividades similares. Porém, são fiscalizados pelo Estado, uma vez que pertencem a ele.

No Brasil, existem 25 unidades do CRECI. Essas são responsáveis por toda a fiscalização e monitoramento das imobiliárias no país.

Qual a importância do CRECI para os corretores de imóvel?

O CRECI garante toda e qualquer transação imobiliária. Isso porque o registro do corretor de imóvel no Conselho passa uma segurança e credibilidade ao cliente. Mesmo porque o órgão é responsável por avaliar todos os profissionais que desejam atuar no mercado. E somente aqueles que possuem a sua credencial vinculada a esse órgão, é considerado apto a exercer a função.

Para a obtenção da credencial, é preciso realizar um ou mais cursos técnicos ou superior. Esses já são estipulados pelo Conselho. São eles:

  • Curso Técnico em Transações Imobiliárias
  • Curso Superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias / Gestão de Negócios Imobiliários.

Estes são os cursos aceitos para retirarem o certificado do CRECI.

Agora você já sabe a importância que o Conselho Regional de Corretores de Imóveis tem no mercado imobiliário.

Para mais dicas sobre o mercado imobiliário, acesse outros posts do nosso blog, clicando aqui.