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5 sacadas do Conecta Imobi para colocar em prática AGORA na sua imobiliária
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Especialistas apresentaram no Conecta Imobi 2017, insights, tendências e dicas de venda, tecnologia e marketing. O maior evento para o mercado imobiliário da América Latina reuniu mais de três mil participantes, em São Paulo, para dois dias de conteúdo inovador em uma programação intensa.

Neste artigo, e no vídeo abaixo, compartilho cinco dicas e recomendações de alguns dos profissionais que passaram por lá. Algumas delas eu mesma testei e recomendo que vocês coloquem em prática hoje na sua empresa.

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Você vai perceber que todas essas dicas já deveriam ser utilizadas pelas imobiliárias, pois, fazem parte de práticas de mercado que refletem o comportamento dos usuários que pretendem comprar ou alugar um imóvel.

Todas as dicas utilizam a tecnologia para levar a melhor experiência às pessoas. Vale lembrar que nosso trabalho é focado em pessoas e elas são o centro do processo de compra. A cada dica foram inseridos a fonte dos dados e os especialistas que mencionaram os estudos.

Conecta Imobi: exercício mental para absorção do aprendizado

Convido, a partir de agora, mudarem a conjugação do verbo “fazer” para “eu fiz” e cortem “eu vou fazer”, “eu faria”? Caso não consiga colocar em prática todas as dicas, coloquem em prática uma delas. Se começarem esta leitura com esta mudança de pensamento, com certeza algo será colocado em prática e terão resultados escalonáveis.

Dica 1 do Conecta Imobi: performance do site

O site de uma imobiliária representa a imagem, a personalidade que a marca transmite aos usuário. Se o site é organizado e o usuário consegue achar o que precisa em segundos aumenta-se as chances de navegar e escolher uma oferta de interesse para comprar ou alugar e consequentemente dará o próximo passo para o envio de uma mensagem de interesse pelo imóvel.

Há duas questões importantes a serem consideradas, a velocidade que o seu site abre e a velocidade que este lead é atendido. Conforme as estatísticas apresentadas pelos palestrantes do Google, CRM Sua House e Viva Real estes fatos devem ser priorizados pelos gestores das empresas que querem performance na internet.

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Palestra do executivo do Google Adriano Nassar. Fonte: Google.

Teste seu site em um dos endereços e saiba em qual categoria ele está:

Think With Google

PageSpeed Insights

Testei alguns endereços de site desenvolvidos pelo Fantástiko Marketplace Imobiliário e o resultados apontaram que os modelos se enquadraram perfeitamente nas exigências do Google. Se seu site não se enquadra, procure um especialista para estudar as maneiras de transformar o seu site em uma vitrine poderosa de negócios (contacte um de nossos consultores AQUI).

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Exemplo de sites desenvolvidos pela empresa Fantástiko, modelo “novo padrão”. Fonte: Fantástiko Marketplace Imobiliário.

Dica 2 do Conecta Imobi: anúncios

Dados do Google, demonstram que um usuário acessa normalmente 19 domínios antes de tomar a decisão, eles pesquisam pela região, pela localização, por imobiliárias próximas, por vídeos dentre muitos outros assuntos antes de decidirem comprar ou alugar um imóvel.

Talvez o usuário não vá comprar no momento que ele enviou a mensagem, mas lembre-se que este é o começo de uma jornada de interesse de compra e por isso alguma informação relevante que você possa enviar a ele quando receber uma mensagem aumentará as chances de chamar a atenção deste usuário.

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Palestra do executivo do Google Adriano Nassar. Fonte: Google.

O anúncio de um imóvel em algum portal ou dentro do seu site significa um interesse muito próximo por comprar ou de alugar, uma vez que o domínio pesquisado faz parte da decisão final do usuário.

O ranking de buscas por imóveis no portal Viva Real revelam que anúncios que possuem mapa e endereço, foto da fachada, vídeos e endereço completo são mais pesquisados que os anúncios que não possuem essas informações.

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Palestra Mariana Ferronato – diretora de marketing do Viva Real. Fonte: Viva Real.

Quando um usuário interessado envia uma mensagem pelo site de uma imobiliária ela se torna um lead; Ou seja, um potencial comprador que cedeu o seu e-mail em troca de informações do produto. Adquirir um lead requer estratégia e investimento. Por isso, cuide desse lead e promova a melhor experiência dele com a sua marca.

Informações úteis e relevantes no anúncio são a vitrine para uma das etapas da jornada de compra: o interesse por conhecer o imóvel.

Não basta inserir apenas o descritivo com as características do imóvel; ou seja a metragem do imóvel, o número de vagas, as características de acabamento e a frase tradicional: “Excelente oportunidade”.

Mostre se útil, agregue informações que mencionem o benefício do imóvel de forma objetiva e direta. Quais escolas, drogarias, clubes, supermercados possuem próximas ao imóvel? De acordo com o estilo do imóvel; ou seja se o imóvel for de perfil alto luxo as informações devem ser agregadoras comungando com as caraterísticas do imóvel.

Transmita os benefícios de uma pessoa, de um casal ou de uma família que irão morar no imóvel e torne a informação útil. Lembre-se que o  Google considera informações relevantes para pontuar e tornar seu anúncio prioridade nas pesquisas realizadas.

Palestra do executivo do Google Adriano Nassar. Fonte: Google.

Palestra do executivo do Google Adriano Nassar. Fonte: Google.

Dica 3 do Conecta Imobi: atendimento por e-mail

Usuários interessados em alugar ou comprar um imóvel enviam e-mails para diversas empresas, uma vez que as pesquisas pelo interesse de compra acontecem em vários web sites.

Os dados apresentados pela diretora de marketing do portal de anúncios de imóveis Viva Real e pelo diretor da “suahouse”, empresa de CRM, demostram que o meio de se retornar um usuário que enviou um interesse por mensagem e a velocidade que este retorno é realizado impactam diretamente nos resultados alcançados.

Treine sua equipe com técnicas para encantar os clientes que enviam interesses de compra por mensagem, para que seu atendimento seja útil e leve alguma informação que agregue à busca realizada pelo usuário.

Na figura abaixo há um exemplo do que não fazer. Neste exemplo, a pessoa que retornou o e-mail além de não agregar com nenhuma informação, descategorizou o meio pelo qual estava realizando o feedback: o e-mail menciona que não havia como contactar o usuário.

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Palestra Mariana Ferronato – diretora de marketing do Viva Real. Fonte: Viva Real.

Dica 4 do Conecta Imobi: mobile

Faça a pergunta: “o meu site está funcionando adaptado para o celular? Ou seja, consigo fazer a busca dos imóveis e enviar meu interesse de compra ou será que as pessoas entram no seu site via celular e saem por falta de navegação?

O celular aumentou o imediatismo da busca. É aqui e agora. Plataforma como Google, maior site buscador da internet, prioriza a visualização via mobile.

Em 2016, 40% das visitas no Viva Real eram feitas por mobile, em 2017 estas visitas já representam 60%, conforme a figura abaixo.

Evolução de visitas realizadas via celular no portal Viva Real. Fonte: Viva Real.

Evolução de visitas realizadas via celular no portal Viva Real. Fonte: Viva Real.

 

Sempre quando olhamos um dado e o comparamos com períodos anteriores podemos ter a sensação de tempo perdido, ou o sentimento da dúvida: “porque não fiz isso antes?”, “porque não vi que o impacto que este dado impactaria no meu negócio?”.

Este artigo é para lhe mostrar que os dados demostrados não param de crescer e que ainda dá tempo de se colocar em prática.

O refinamento das buscas na internet por imóveis ainda tem muito que evoluir, o acesso a internet no Brasil ainda possui espaço para aumentar e o déficit habitacional ainda é enorme.

As estatísticas do Google demostram que de 2014 até o primeiro semestre de 2017 as buscas por temos relacionados a imóveis aumentaram 44% ao ano e que deste montante; 48% das buscas aconteceram pelo celular.

O acesso das pessoas acontece em prioridade pelo WhatsApp. Os dados da figura abaixo demostram, em porcentagem, os aplicativos que foram acessados pelo celular ou smartphone:

Aplicativos acessados pelo celular. Fonte: Viva Real.

Aplicativos acessados pelo celular. Fonte: Viva Real.

Os dados das formas utilizadas para se comunicar pelo celular apresentados na figura abaixo, demostram que as pessoas estão se comunicando mais de ano a ano pelo celular por mensagens instantâneas como WhatsApp, por e-mail e menos por ligação.

Se você não está atendendo com excelência por estes meios agora, já existe um gap de falta de resultados por não prestar atenção nestas formas de comunicação. Teste se seu site é adequado para o celular por este link: search.google.com/test/mobile-friendly e o que deve fazer para melhorar a performance dos acessos via celular.

Dica 5 do Conecta Imobi: uso de vídeos

Poucas empresas ainda exploram o vídeo em seus anúncios imobiliários. Ainda existe muitas oportunidades de se diferenciar e tentar mostrar relevância para os usuários utilizando vídeos. O vídeo é praticamente uma visita virtual ao imóvel, cria a aproximação real do que se espera ao visitar o imóvel ou empreendimento.

Os dados comprovam o alcance de vídeos. Há no Brasil, 70 milhões de expectadores de vídeos online. De 2014 para 2016, o tempo médio investido pelos brasileiros assistindo vídeos pelo celular duplicou e os uploads em vídeos imobiliários, neste mesmo período, aumentou 37%.

Plataformas como Google e Facebook priorizam a visualização por vídeo em seus anúncios.

Os vídeos não precisam de altas produções. Rafael Lana, CEO da empresa de marketing digital Wedge apresentou vídeos feitos pelos próprios corretores no imóvel, demostrando os benefícios de um produto. Essa ferramenta vende mais que texto e fotos.

Palestra Mariana Ferronato - diretora de marketing do Viva Real. Fonte: Viva Real.

Palestra Mariana Ferronato – diretora de marketing do Viva Real. Fonte: Viva Real.

Por onde onde começo? Segue check list de priorização se tiver que escolher por onde começar, onde o número 1 significa a primeira escolha

  1. Mobile (site funcionando bem no celular)
  2. Velocidade do site
  3. Adequação de anúncios
  4. Atendimento/feedback das mensagens
  5. Produção de vídeos