Fique por dentro da plataforma Fantástiko - Dedução de Impostos

Blog page
calcular_impostos
Classifique

Saiba como fazer a dedução de impostos para locadores residentes no exterior no Fantástiko

A dedução de impostos está diretamente ligada ao DIMOB – Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias –  e ao Imposto de Renda, os quais seguem as regras da Receita Federal.

A DIMOB precisa obrigatoriamente ser entregue a Receita Federal do Brasil por todas as pessoas jurídicas que:

  • Comercializarem imóveis que houveram construído, loteado ou incorporado para esse fim;
  • Intermediarem aquisição, alienação ou aluguel de imóveis;
  • Realizarem sublocação de imóveis;
  • Constituídas para a construção, administração, locação ou alienação do patrimônio próprio, de seus condôminos ou sócios.

A Receita Federal do Brasil utiliza os dados da DIMOB para fazer cruzamento fiscal dos contribuintes. Por isso, as informações precisam estar totalmente corretas. As empresas podem ser multadas, caso a informação prestada divergir do efetivamente praticado.

Por meio do Fantástiko é possível fazer o recolhimento dos valores conforme a atualização da tabela da Receita Federal e fornecer os dados aos interessados posteriormente para realizarem suas declarações. O benefício é uma organização das informações dos alugueis dos proprietários que devem entrar na declaração do imposto de renda.

Na plataforma, todos os contratos de aluguel com a opção de deduzir o IRRF, são calculados pelos valores cadastrados nela. As informações cadastradas e valores da tabela de IRRF são de responsabilidade da Imobiliária. Por isso, é necessário fazer a atualização, sempre que necessário. 

O percentual utilizado para o cálculo do IRRF nas mensalidades de aluguel são, somente para pessoas domiciliadas no exterior, ou seja, aquelas em que no cadastro do proprietário, o campo “País” seja diferente do Brasil e que o “Número do documento exterior” esteja preenchido corretamente.

Para visualizar a ferramenta na plataforma, acesse: http://srv01.fantastiko.com.br/aluguel/ferramentas/irrf